OMS lança novo índice de protecção solar
Um novo índice de protecção solar lançado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) pretende standardizar a nível internacional a medição dos riscos de exposição aos raios ultravioleta.
O índice ultravioleta adoptado pela OMS, que vai do número 1 ao 11, pretende unificar o modelo de medição, uma vez que até agora cada país utilizava escalas diferentes que «por diversas ocasiões originavam uma certa confusão», indicou o coordenador do departamento de Radiação e Meio Ambiente desta organização, Mike Repacholi.
Segundo a OMS, anualmente são registados entre dois a três milhões de casos de cancro cutâneo, tais como melanomas, devido a uma excessiva exposição aos raios solares e cerca de dois milhões de casos de cegueira, originados pelo aparecimento de cataratas. O novo modelo, que entra agora em vigor, estipula que uma radiação de 1 a 2 é baixa, entre 3 a 5 é moderada, 6 a 7 é elevada, entre 8 e 10 é muito elevada e 11 é extrema.
Segundo um guia que vai ser publicado pela OMS para explicar como funciona o novo índice, cumprir com determinadas normas básicas de senso comum permitiriam evitar 70% dos casos de cancro da pele em todo o mundo, e reduzir o número de pessoas com problemas oculares devido a uma excessiva exposição à radiação ultravioleta.
Por sua vez, a OMS desaconselha totalmente «o bronzeado artificial que se pode obter nos solários, por ser prejudicial para a saúde, especialmente para as crianças», acrescentou Repacholi.
Fonte: Médicos na Internet
Foto: 3 amigas minhas danadas para a brincadeira
1 Comments:
Nunca vi estas amigas a bordo do teu barco !!
28 abril, 2006
Enviar um comentário
<< Home