Apontamentos, ensaios, reflexões e flexões sobre náutica de recreio e outros hidro-assuntos.

terça-feira, maio 30, 2006

Passeio no Douro (organizado)


Vagueando pela NET, por vezes encontram-se umas coisas giras, como seja um passeio pelo Douro para Motas d'água e Barcos (a motor entenda-se.)
5ª edição deste passeio para motos de água e barcos vai decorrer de 15 a 18 de Junho de 2006 do Porto a Barca D’Alva.
São 210 km de rio, 5 barragens, oportunidade única para conhecer o Alto Douro Vinhateiro e usufruir da paisagem duriense, da sua arquitectura, admirar as vinhas em socalcos, as Quintas.
Oportunidade também para visitar a Casa do Douro e o Solar do Vinho do Porto, bem como as gravuras rupestres do Vale do Côa. Trata-se seguramente do trajecto mais bonito deste reino, com paisagens encantadores e de fácil navegação. O WOOLOOMOOLOO efectuou este trajecto em 2002 (Primavera-Verão), navegando 13 fins-de-semana sendo que alguns deles prolongados. Retirámos o mastro ao veleiro (não passa nas barragens) e descemos desde Barca d'Alva até Aveiro (Porto), sempre com o nosso Honda de 8 hp. O serviço de transfer era efectuado de comboio, isto é, deslocávamo-nos de e para o barco de comboio na majestosa linha do Douro.
A tripulação era reduzidisima, tendo o nosso capitãozinho mais velho quase 1 ano e o outro ainda andava no pai. Nem um nem outro denotam memória do Douro, pelo que voltaremos ao teatro do Douro qualquer Verão.
A viagem que encontrei na NET é organizada pela DOUROSABOR e é optima para aqueles que optam por lanchas ou motas d'agua, e não aceitem o risco de andar sózinho nestas andanças.
Protetor solar de bom índice e máquina fotográfica são fundamentais.
Quando se decidir a efectuar este trajecto, não hesite em mandar um e-mail, pois poderemos dar algumas dicas preciosas.