Apontamentos, ensaios, reflexões e flexões sobre náutica de recreio e outros hidro-assuntos.

sexta-feira, julho 07, 2006

Lacraia ou Peixe-aranha

É a ira dos pescadores e/ou o terror dos banhistas. Com um tamanho insignificante para os efeitos que provoca, aparece com frequência em certas praias muito utilizadas por banhistas e provoca o desespero dos pescadores, que não têm outra solução que não seja devolvê-lo às águas. De que falamos? De um bichinho que dá pelo nome de peixe-aranha.
Medindo entre 10 a 20 centímetros de comprimento, tem uma cor amarelo-acastanhada no dorso e esbranquiçada no ventre, e os seus olhos estão colocados na parte superior da cabeça. Junto de cada opérculo branquial possui um espinho venenoso e três dos raios da primeira barbatana dorsal também são venenosos. É a cor preta desta barbatana que mais facilmente o identifica. A sua picada pode provocar dores intensíssimas. Vive normalmente afastado das praias. mas aparece, de vez em quando, enterrado na areia a poucos centímetros de profundidade. São estas as alturas que escolhe para atacar o banhista desprevenido. Este peixe é mais comum nas praias Algarvias durante a baixa-mar.

Primeiros Socorros
Os primeiros socorros a aplicar no veraneante picado por um peixe-aranha são para lhe aliviar a dor. O tratamento por calor é aconselhado, visto o veneno destes peixes ser termolábil, isto é, decompõe-se sob a acção do calor. A imersão da zona afectada em água à temperatura máxima suportável, ou mesmo a aproximação de um cigarro aceso à menor distância possível, podem ser soluções a aplicar durante a primeira meia hora. Depois de já ter passado algum tempo, o médico poderá receitar analgésicos ou mesmo injecções locais, que atenuarão a dor a farão esquecer o trágico momento da picadela por um animal que não gosta de ser incomodado...

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Francamente desconhecia a tua faceta zoológica cefalópode ornitóloga peixeira.
Surpreendes-me .
És um espectáculo.
Deus te pague .

07 julho, 2006

 
Blogger Malagas said...

Bom dia. Estou a passar ferias na praia. Num dos dias fui ver os pescadores a trazerem peixe e aproveitei alguns. Quando fui apanhar um deles era precisamente esse.

Se nao fosse os pescadores e este blogue mal sabia o que me esperava.

24 junho, 2009

 
Anonymous Anónimo said...

A utilização do cigarro não e aconselhavel porque na maioria dos casos o doente sofrera posteriormente um grave queimadura... Portanto o melhor e dirigirem-se ao nadador salvador... De resto o post ta impec obg

14 junho, 2011

 

Enviar um comentário

<< Home